Zisa

Mito da Deusa Germânica – Deusa Zisa
A deusa nórdica é devotamente honrada pelos germanos, mesmo que não haja praticamente nenhuma informação sobre ela, em um festival em 28 de setembro, sugerindo que esta deusa era conectada com a colheita (Monaghan, Patricia. Goddesses and Heroines).
Zisa é considerado a correspondente feminina do deus nórdico Tyr. “Há uma referência a ela, embora não por nome, na Edda poética (“Lokasenna”, versículo 40). Jacob Grimm dedica várias páginas à Zisa em seu trabalho, Teutonic Mythology. Freya Aswynn também menciona Zisa em seu livro, Leaves of Yggdrasil. Infelizmente, muito pouco sobre Zisa chegou até nós desde os tempos antigos”.
O caminho de Tyr e Zisa dentro do Panteão Nórdico é um dos calmos; apesar do fato de que Tyr é o Deus Nórdico da Guerra (Roberts. Norse Gods and Heroes). “Não atrai muitos. Não traz descobertas mágicas, não há sentimentos de grande força e poder, não há bênçãos materiais. Só traz a calma e´a recompensa de serviço”.
A Espiritualidade Tyriana é uma espiritualidade dentro de Ásatrú que enfatiza as virtudes e características associadas com o deus Tyr e a Deusa Zisa (que são complementos um do outro). “Em termos básicos, a Espiritualidade Tyriana envolve sempre tentar fazer o que é certo, o que é limpo, o que é justo e o que é honesto, com ênfase especial no serviço para a, e a proteção da comunidade, tanto a comunidade Ásatrú e a comunidade em geral em que se vive ” [1].


Fontes:
[1] https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=470690893066548&id=227772957358344
[2] http://celto-germanic.blogspot.com.br/2013/01/zisaisaistaisisischtarisais.html
[3] http://urglaawe.blogspot.com.br/2013/09/zisasege.html