Útangarðr e Innangarðr

Innangeard-Ūtangeard

Traduzido por Sonne Heljarskinn de Larhus Fyrnsida

Ūtangeard / Innangeard é uma ideia extremamente penetrante que dita como os Heathens (pagãos) antigos interagiram com sua tribo, seus deuses e o mundo além dele. Este conceito deu orientações claras sobre quem estava ligado a suas leis, seus costumes e quem não era.

Embora ambos Ūtangeard e Innangeard sejam compostos não atestados em inglês antigo, cognatos a ambos podem ser encontrados nas palavras nórdicas antigas útangarðr e innangarðr, respectivamente. ‘innan’ significa ‘interior’ ou ‘dentro’, ‘ūtan’ significa ‘de fora’ ou ‘estrangeiro’ e ‘geard’ pode significar ‘quintal’, ‘habitação’, ‘tribunal’, ‘região’, ‘terra’ ou ‘jardim ‘. Essencialmente, Innangeard é o que está dentro, onde as pessoas do interior são todas ligadas pelos mesmos costumes tribais, leis e prática religiosa. Aqueles no ūtangeard não estavam vinculados por esses costumes e não eram protegidos pela unidade tribal, portanto estavam “fora da lei”. O exterior era considerado um lugar de selvageria e caos onde espíritos indomáveis moravam e o perigo se espreitava em cada esquina.

Em We Are Our Deeds, Eric Wōdening explica os perigos que enfrentamos como um “fora da lei” banido para o mundo selvagem:

“A igualdade da sociedade com a lei talvez possa ser vista melhor no costume de fora-da-lei (outlawry) como um castigo para os malfeitores. Aquele que foi proscrito foi colocado fora da lei – isto é, expulso da sociedade. A frase em Inglês Antigo “butan ǣ”, que significa “fora-da-lei” (outlaw), significava literalmente “sem lei” ou “exterior à lei.” Os proscritos tinham, na melhor das hipóteses, apenas um estatuto quase-humano. Eles poderiam ser mortos com pouco medo de represálias. Eles não podiam sequer receber um enterro decente ou cremação. Eles estavam “estrangeiros à lei” e, portanto, “fora da sociedade”.

O mundo germânico existia em círculos concêntricos, irradiando para fora do lar (hearth) ou da unidade familiar imediata, com as próximas relações mais abrangentes e parentes (sibb), enquanto a outra depois cercava a própria tribo. Havia também innangeards em torno de locais sagrados e de lugares de culto dentro do innangeard tribal, onde existiram como parte do innangeard tribal e como uma entidade separada, sagrada.

innangeard-utangeard1

hearth = lar

kin = parentes

the tribe = a tribo

the outer-yard = o círculo externo de pessoas