Sem Título-2

Asatru, Misticismo & Liberdade surgiu de três necessidades: 1) Falar seriamente sobre os deuses nórdicos na internet, mesmo debate que já ocorria em vários kindreds; 2) Tornar conteúdos relacionados à visão espiritual nórdica/germânica (ou que pudesse eventualmente casar-se com ela) mais acessíveis; 3) criticar formas politizadas e racistas de paganismo, bem como extirpar os resquícios de civilização cristã de uma visão de mundo Heathen.

Mas esses objetivos em nenhum momento se puseram acriticamente e com a rigidez de um dogma. Durante o quase um ano em que a página foi ao ar no facebook deixamos de ser simplesmente críticos do racismo, homofobia, patriarcado e nacional-socialismo ou neonazismo; percebemos que era importante construir e divulgar esse saber sobre os povos do norte e leste europeu aqui no Brasil.

Alguns projetos já intentaram o mesmo. Mas vamos caminhando devagar, e trazendo traduções importantes para contribuir com o debate sobre a Fé do Norte aqui no Brasil e para falantes de língua portuguesa. Nosso objetivo é sim poder ser uma fonte vasta de saber sobre os povos do norte, para quem visita a internet: e saber com qualidade. Não apenas “mitos” no sentido pejorativo da palavra: mas uma verdadeira visão de mundo que acreditamos que pode e deve ser recriada para um melhor desenvolvimento do ser humano.

Alguns acham que é um debate inútil dentro da Ásatrú, Odinismo ou Paganismo Germânico falar sobre tais questões “políticas”. Alguns acham que é “pós-modernismo”. Não é. É uma tentativa radical de retorno a aspectos pré-cristãos, não judaicos e mesmo pré-civilizatórios muitas vezes. É um retorno profundo, até quanto se faz possível dentro de uma sociedade globalizada, à mentalidade e à maneira de viver dos “caçadores e coletores”, primeira forma de sociabilidade humana, onde homem e animal, lobo e pessoa possuíam uma mesma mente em vários aspectos.

Somos pagãos, mas mais que isso: somos Heathens, somos Heiden. Somos ligados aos deuses e ancestrais que buscamos honrar com nossas palavras e atitudes. E que eles possam nos fortalecer e corrigir quando isso se fizer necessário.

Fazem parte de Ásatrú & Liberdade:

Daniel “Sonne Heljarskinn”

Heathen, graduando em Letras – Língua Inglesa, pesquisador na área de literatura escandinava medieval, ocasionalmente faz RAPs, se interessa pelas práticas de seiðr, pela sabedoria no caminho de Óðinn e a prosperidade de Freyr. Caça nazistas nas horas vagas.

Andreia Marques

André Räbel

Maxwell Martenrolf

Ravn

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s