Sobre

 

Asatru, Misticismo & Liberdade surgiu de três necessidades: 1) Falar seriamente sobre os deuses nórdicos na internet, mesmo debate que já ocorria em vários kindreds; 2) Tornar conteúdos relacionados à visão espiritual nórdica/germânica (ou que pudesse eventualmente casar-se com ela) mais acessíveis; 3) criticar formas politizadas e racistas de paganismo, bem como extirpar os resquícios de civilização cristã de uma visão de mundo Heathen.

Mas esses objetivos em nenhum momento se puseram acriticamente e com a rigidez de um dogma. Durante o quase um ano em que a página foi ao ar no facebook deixamos de ser simplesmente críticos do racismo, homofobia, patriarcado e nacional-socialismo ou neonazismo; percebemos que era importante construir e divulgar esse saber sobre os povos do norte e leste europeu aqui no Brasil.

Alguns projetos já intentaram o mesmo. Mas vamos caminhando devagar, e trazendo traduções importantes para contribuir com o debate sobre os Antigos Costumes do norte europeu aqui no Brasil e para falantes de língua portuguesa. Nosso objetivo é sim poder ser uma fonte vasta de saber sobre os povos do norte, para quem visita a internet: e saber com qualidade. Não apenas “mitos” no sentido pejorativo da palavra: mas uma verdadeira visão de mundo que acreditamos que pode e deve ser recriada para um melhor desenvolvimento do ser humano.

Alguns acham que é um debate inútil dentro da Ásatrú, Odinismo ou Paganismo Germânico falar sobre tais questões “políticas”. Alguns acham que é “pós-modernismo”. Não é. É uma tentativa radical de retorno a aspectos pré-cristãos, não judaicos e mesmo pré-civilizatórios muitas vezes. É um retorno profundo, até quanto se faz possível dentro de uma sociedade globalizada, à mentalidade e à maneira de viver dos “caçadores e coletores”, primeira forma de sociabilidade humana, onde homem e animal, lobo e pessoa possuíam uma mesma mente em vários aspectos.

Somos pagãos, mas mais que isso: somos Heathens, somos Heiden. Somos ligados aos deuses e ancestrais que buscamos honrar com nossas palavras e atitudes. E que eles possam nos fortalecer e corrigir quando isso se fizer necessário.

Fazem parte de Ásatrú & Liberdade:

Daniel Sonne Heljarskinn

Heathen, graduando em Letras – Língua Inglesa, pesquisador na área de literatura escandinava medieval, ocasionalmente faz RAPs, se interessa pelas práticas de seiðr, pela sabedoria no caminho de Óðinn e a prosperidade de Freyr. Caça nazistas nas horas vagas.

Andreia Raendel

Jarl do Hvergelmir International na América Latina, amante de cavalos, grande dominadora de idiomas, humanos, não humanos tanto do presente como do passado. Feminista e sem paciência para machos chatos do caralho.

Martenrolf

Heathen Carioca, interessado em seiðr e magia do caos.

Ravn

Mago LHP com influências do paganismo germânico, oraculista e manjador das manjaria esotérica.