Selkie

Selkie é uma palavra para ‘foca’ encontrada nos modernos dialetos de Shetland, Orkney, Caithness e Moray (em Cromarty também sealchie). Na mitologia feroesa e escocesa, selkies (ou silkies) são focas que podem tomar a forma humana quando tiram a sua pele de foca. Existem várias versões sobre quando elas tiram essa pele: algumas histórias dizem que ocorre uma vez por ano, na véspera de verão, outras afirmam que as selkies se transformam em seres humanos a cada nove noites. Quando elas tiram suas peles, elas dançam e ficam felizes nas cavernas ou nas costas solitárias. Selkie masculinos são excepcionalmente atraentes para as mulheres da raça humana. Se uma mulher (casada ou solteira) deseja encontrar um selkie, ela tem que ir à praia e derramar sete lágrimas no mar. Se uma menina está desaparecida no mar, eles dizem que ela foi para o amante selkie dela.

slekie-losing-its-skin

As garotas Selkie não são menos atraentes para os homens mortais. No entanto, se um homem consegue roubar a pele de foca de uma selkie, ela não pode voltar para o mar e se torna uma esposa para esse homem. De acordo com os contos populares, casamentos como esse são felizes, mesmo que as selkies capturadas sejam vistas sentadas e olhando o oceano com saudade. No momento em que são capazes de recuperar a pele (sempre por negligência de seus maridos), elas o colocam e correm para o mar, tendo se despedido de seus filhos humanos.

Quanto às origens das selkies, elas não são claras. De acordo com uma versão, são as almas dos homens que se afogaram. Seja como for, o mito é comum no folclore Faroês, Escocês, Irlandês e Islandês e parece ser pelo menos tão antigo quanto a Era Viking. Para a versão islandesa do conto, veja The Seal’s Skin, uma joia da rica coleção de contos populares islandeses de Jón Árnason, publicada em dois volumes em 1862 e 1864.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s