Rübezahl

 

O guardião Rübezahl (polonês: Liczyrzepa, Duch Gór, Karkonosz, Rzepiór ou Rzepolicz; Tcheco: Krkonoš ou Krakonoš) é um espírito da montanha folclórico (woodwose) das Montanhas Krkonoše (Gigante da montanha, Riesengebirge, Karkonosze), uma cadeia de montanhas ao longo da fronteira entre as terras históricas da Boêmia e da Silésia. Ele é o tema de muitas lendas e contos de fadas no folclore alemão, polonês e tcheco.

Nas lendas, Rübezahl aparece como um gigante caprichoso, gnomo ou espírito da montanha. Com pessoas boas, ele é amigável, ensinando-lhes remédios e dando-lhes presentes. Se alguém zomba dele, no entanto, ele exige uma vingança severa. Ele às vezes faz o papel de um trapaceiro (trickster) em contos populares.

As histórias se originam dos tempos pagãos. Rübezahl é o fantástico Senhor do Clima das montanhas e é semelhante à Caçada Selvagem. Inesperadamente ou de brincadeira, ele envia raios e trovões, nevoeiro, chuva e neve de cima da montanha, mesmo enquanto o sol está brilhando. Ele pode ter a aparência de um monge em um vestido cinza (como Uuôden em seu manto de nuvens); ele segura um instrumento de cordas em sua mão (a harpa da tempestade) e anda tão pesadamente que a terra treme ao redor dele.

Moritz_von_Schwind_008.jpg

Em contos de fadas tchecos locais, Rübezahl (em checo: Krakonoš) deu massa fermentada às pessoas e inventou a tradicional sopa regional kyselo. Há também uma montanha chamada Kotel (polonês: Kocioł, alemão: Kesselkoppe) que significa caldeirão. Quando o nevoeiro sobe do vale no fundo do Kotel, as pessoas dizem que o Rübezahl está cozinhando o kyselo. O Rubezahl é visto como o guardião das Montanhas Krkonose. Fisicamente ele varia, ele pode assumir qualquer forma que deseje de uma velha vovó para um gigante cruzando suas montanhas com um único passo. Historicamente, seu personagem continuou se expandindo; de um demônio ruim causando tempestades e neve pesada, ele evoluiu para um guardião das pessoas pobres que viviam em suas montanhas. Diz-se que ele poderia testar uma pessoa a qualquer momento para saber se o seu coração é puro (ex. Conhecê-lo como uma velhinha pedindo ajuda) e que, se o fizer, será mostrado o caminho para os tesouros escondidos em suas montanhas. Ele puniu os latifundiários alemães maltratando os tchecos bem como quaisquer invasores.