Nisse

Nisse

Espíritos caseiros são chamados de: Nisse (Noruega e Dinamarca), Tomte (Suécia), Tonttu (Finlândia), Kabouter (Países Baixos), Kobold (Alemanha), Leprechaun (Irlanda), Hob (Inglaterra), Brownie (Escócia), Domovoi (Folclore Eslavo).

São conhecidos em todo o mundo e em todos os casos são extremamente semelhantes. Focaremos apenas os exemplos germânicos. A crença e culto dos espíritos caseiros podem ser rastreados até as religiões primeiro registradas. Eles eram um aspecto importante da vida diária. Espíritos caseiros junto com os antepassados e criaturas da terra eram procurados para pedir ajuda antes dos deuses atuais e recebiam ofertas diárias.

Eles foram descritos como entes muito pequenos, com uma longa barba branca, e vestindo um chapéu cônico ou gorro geralmente vermelho ou verde.
Pensava-se, por vezes, que eles habitavam dentro das lareiras ou uma pedra especial dentro de casa. Outras vezes, eles foram descritos morando em pedras ou colinas ao redor da propriedade ou em celeiros com o gado. Ao contrário de outras criaturas ou Alfar, eles não eram limitados a um local em si, mas em vez disso se apegaram a uma casa em particular. Alguns poderiam ficar com uma propriedade particular, enquanto outros seguiam uma linha familiar onde quer que fossem. Eles são geralmente ligados de maneira especial aos animais. Cavalos normalmente recebem atenção extra, muitas vezes tendo suas crinas e caudas trançadas em padrões estranhos por esses espíritos.

Espíritos caseiros eram vistos como uma força positiva dentro da casa e que iria protegê-la ferozmente. Às vezes, eles ajudavam com as tarefas, curavam animais ou encontravam objetos perdidos. No entanto, se eles fossem ignorados ou irritados, iriam pregar peças, acordar a família com ruídos durante a noite, e na hora certa infligir dor a quem agiu particularmente com desrespeito em relação a eles. Em último caso sempre ocorriam problemas depois que alguém comia uma oferta dirigida ao espírito.

Para manter o espírito feliz oferece-se leite, cerveja, mingau com manteiga, mel ou creme diariamente. As ofertas eram vistas como sendo “aceitos” por animais domésticos. Um espírito caseiro poderia ser convidado para uma casa nova com essas ofertas.

{Black Berserker}