Loki

Loki

Hveðrungr  (também conhecido e chamado de Loki) é um deus jötunn (gigante), deus do fogo, é conhecido por ser trapaceiro e traiçoeiro. Loki é filho de Fárbauti (pai, jötunn) eLaufey (mãe, que era uma giganta e também conhecida comoNál), e irmão de Helblindi (jötunn) e Býleistr (jötunn). Loki também está ligado a magia e pode assumir a forma que quiser. Ele é casado com Sigyn (deusa).

Loki era pai de: Narfi (ou Nari), Fenrir, Jörmungandr, Hel,Sleipnir e Váli (homônimo ao filho de Odin).

Ele teve filhos com: Sigyn, Angrboða (Angrboda, giganta e deusa do medo) e Svaðilfari (Svadilfari, o garanhão – cavalo).

Com Sigyn (deusa) teve: Narfi e Váli.

Com Angrboda (jötunn) teve: Fenrir, Jörmungandr e Hel.

Com Svadilfari (o garanhão) teve: Sleipnir (o corcel de 8 patas de Odin).

Apesar de ser um jötunn, Loki vive em Ásgarðr junto dos deuses Aesir, e por sua natureza gigante, ele tem uma relação muito atribulada com os outros deuses: às vezes ele ajudava, noutras criava problemas.

Há relatos dele assumindo as formas de: salmão, égua, foca, mosca e mulher idosa.

Loki e Sigyn – 1863

Mårten Eskil Winge.

Sua relação com os deuses Aesir é rompida totalmente quando ele planeja e consegue executar um plano de morte para Baldr (deus da luz e da pureza, filho de Odin).


Loki era visto pelos escandinavos como deus do fogo, da trapaça e astúcia; porem durante o processo de conversão foi vitima de uma satanização cristã logo uma má fama foi associado as característica de trapaceiro/ astucioso.

Uma das características mais marcantes de Loki é assumir durante as sagas varias formas animais (exceto de aves) e de ambos os sexos.

Ele não pertence aos Aesir, embora viva com eles em Asgard; ele é um Jötunn filho do gigante Fárbauti e a giganta Laufey. Ainda que seja de uma tribo diferente, ao que tudo indica possui um um juramento de irmandade com Odin.

A vida em Asgard seria um tédio sem Loki. Ao passo que ele arruma problemas, ele também é o mais apto a resolve-los.

Ora ajudando os Deuses, ora sendo vilão, ele está exercendo sua natureza caótica assim sendo uma das figuras mais complexas do panteão nórdico.

Porem como é de costume a divindades trickster’s, a melhor forma, se possível de explicar quem é Loki, é comparando ele com o fogo: assim como o fogo faz sua comida, ele pode queimar sua casa e matar sua família.

Com a gigante Angroboda teve 3 filhos, o lobo Fenrir, a serpente Jormungand e deusa Hel.


220px-Processed_SAM_loki


85baa3a21a9fbbcc4f84b8850e94cd9f