Gigantes de Fogo

1

 

Na crença germânica os gigantes são geralmente as forças destrutivas da natureza. Enchentes, terremotos, avalanches, deslizamentos de terra ou furacões são atribuídos a eles, bem como todos os eventos da natureza que podem ser muito prejudiciais para nós.

Os mais conhecidos são, provavelmente, os gigantes de gelo. Eles mantém-se no inverno ao redor de nossas florestas, trazendo gelo, escuridão, vento frio, o inverno longo e duro e deixando a água congelada. Mas, mesmo no verão, os gigantes nos ameaçam, mas com outro dos povos deles: os gigantes de fogo. Eles trazem sol escaldante, secas prolongadas e até mesmo incêndios florestais destrutivos, os quais podem devastar grandes áreas inteiras.

A casa dos gigantes de fogo é Muspelheim – por isso eles também são chamados de “filhos de Muspel”. Muspelheim é uma terra primitiva, mais velha do que a poderosa árvore do mundo Yggdrasil, e localiza-se tão ao sul que já encontra-se além do céu.

Muspelheim é verdadeiramente uma área inóspita em que ninguém quer viver. O solo é composto de pó seco e cinzas quentes, está repleta de restos carbonizados e mato morto. O ar é espesso e pegajoso, faíscas voando ao redor em toda parte. Ainda há, faíscas flamejantes, e ao olhar-se para cima, vê-se unicamente uma fumaça negra e densa. Todo o Muspelheim é, portanto, um único incêndio, logo, o que resta disso são… faíscas que voavam para fora do reino de fogo até nós, com os quais os Deuses formaram o sol, a lua e as estrelas.

E ali habitam justamente os gigantes de fogo. Eles são bestas enormes, gananciosas e muito perigosas. Ao contrário de seus parentes, os gigantes de gelo, os filhos Muspel não foram em tempos pré-históricos quase inteiramente extintos pelos deuses, para os quais eles permaneceram poderosos e não subjugados. Assim, eles representam uma ameaça constante para todos os mundos que são mantidos juntos por Yggdrasil. O príncipe dos gigantes de fogo que monitora dos limites de Muspelheim chama-se Surt. É o maior e mais destruidor entre eles. Sua esposa é Sinmara. Conhecemos ainda Eld, Logi, sua esposa Glod, e suas filhas Eisa e Eimyria. Alguns também dizem que o deus Loki era originalmente um gigante de fogo, porque ele também tem uma estreita relação com esse elemento.

A profecia de Ragnarok, o crepúsculo dos deuses, diz que os filhos Muspel ainda mais quente nos aquecerão! Isso significa na verdade que ao Ragnarok o céu no sul vai quebrar e virão andando através dele os gigantes de fogo em nossas terras. Eles vão causar estragos devastadores aqui e deixar muitas cidades e aldeias em chamas. Em seguida, eles seguirão pela ponte dos deuses, Bifrost, ardendo em fogo insaciável, andando até Asgard, onde eles encontrarão-se com os gigantes de gelo e outras bestas e lutarão contra os deuses e Einherjer, os ocupantes do Valhalla. Surt vai matar o deus da fertilidade Freyr em batalha, mas ele também vai cair depois disso. Com seu último suspiro, nos é dito, ele vai atirar sua espada flamejante Surtalogi de Asgard abaixo, até nosso mundo. Esta vai espalhar muitas labaredas e iniciar os últimos grandes desastres de Ragnarok – ao que Muspel consome tudo o que resta.

{Black Berserker}