Eir

Eir

Eir (“paz”, “clemência”) é uma deusa nórdica da cura. Ela conhecia os poderes secretos das ervas, com o qual ela poderia até mesmo ressuscitar os mortos. Protetora dos operadores das sombras, chamada contra doença ou lesão. Snorri a chama de “a melhor entre os médicos”.

Eir ajuda particularmente as mulheres que a ela fazem apelo, sendo que todas as mulheres que necessitavam ser curadas e que subiam à montanha onde vivia, voltavam curadas e com o conhecimento mágico da cura.

Ela dá ambos os meios de cura: físicos e psíquicos; cura xamânica, especialmente, é a sua área. Assim, Eir para além de curar com ervas, era também curadora mágica.

Eir2

Eir é encontrada em uma lista das donzelas que servem Menglöd; nenhuma das outras é uma divindade, e muitas são apenas adjetivos femininos (“brilhante”, “feliz”, “justa”). Eir é listada entre os nomes das Valquírias no thulur, mas não entre aqueles das deusas.

É uma Deusa gentil e preocupada, com bom coração. No entanto é também despachada e eficaz. É sem dúvida maravilhosa e poderosa, embora pouco mencionada!

Eir é, por fim, uma das companheiras de Frigg.