Anexo II: Lista de materiais úteis para conhecer melhor o paganismo nórdico

 

Nesse ponto você verá que, por mais que eu tente apresentar materiais em português, ainda não possuímos uma tradição na Ásatrú que seja firmada e madura o suficiente para termos extensos materiais em nossa língua vernácula. Apesar de eu tentar, com meus projetos online, além de outras pessoas há mais tempo que eu, fazer um trabalho de tradução de tudo aquilo que vá se mostrando indispensável ler, os materiais estão, em sua grande e pesada maioria, em inglês.

Indicarei aqui, de forma principal, obras que podem ser encontradas para download na internet. Não farei uma longa lista – deixarei apenas aquilo que puder ser mais relevante ao teu conhecimento, e, conforme dúvidas forem surgindo, você já saberá, ao menos, pelo que perguntar ao Google! Melhor que antes, não?

As Eddas em prosa e poética estão em grande partes vertidas ao português, principalmente pelas traduções de Márcio Alexandre Moreira, o Vitki Þorsgoði. Poemas como Vǫluspá, Hávámál, e Þrímskvíða lhe farão passear entre a fascinação pela capacidade de contar histórias, pela fascinação pela sabedoria até boas risadas das situações cômicas em que algumas vezes os deuses se encontram (e sim, nós temos uma religião feliz). Serão de muita ajuda das Mesas Redondas promovidas pelo kindred Striðshundar e disponíveis no Youtube.

De Hilda Ellis Davidson eu aconselho, pelo menos, dois materiais: Gods and Myths of Northern Europe e, principalmente, The Road to Hel.

Você também pode se encontrar com o compêndio de informações para consulta em Norse Mythology, de John Lindow, caso não possa adquirir a versão ótima e em português do trabalho do Dicionário de Mitologia Nórdica, que é organizado por Johnni Langer.

Algumas outras obras importantes:

KveldulfR Gundarsson, Elves Wights and Trolls;

Vilhelm Grønbech, The Culture of the Teutons – obra indispensável;

Maria Regina Cardoso (org.), Mitologia Germano-Escandinava;

Santiago Barreiro, Religion, Álfar and Dvergar ;

Artigos do prof Johnni Langer, do grupo Brathair, e do NEVE (Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos);

John Arnott MacCulloch, Eddic Mythology;

Stephan Gundy, Freyja and Frigg (publiquei uma tradução para o português no blog Ásatrú & Liberdade);

O manuscrito de Ibn Fadlan;

O site (ourtroth.weebly.com) Our Troth, possui um livro essencial também (não encontrei versões pdf);

Kveldulf Gundarsson, Teutonic Magic;

Stephan Grundy, The Cult of Óðinn;

Bom, aí já tem bastante coisa. Divirta-se. Qualquer coisa, procure o grupo “Ásatrú e Odinismo Brasil” no Facebook, e a página/blog “Ásatrú & Liberdade”, adoramos ajudar pessoas iniciantes.