Desenvolvendo o Thew Tribal

Por Mark Stinson
Tradução de Seaxdéor

Introdução do tradutor: Para entender o que é thew, clique aqui. Kindred, aqui. Frith, aqui.

Todo kindred ou tribo tem thew, quer eles percebam que não. Thew representa os costumes coletivos, a história, as tradições e as expectativas do kindred em relação a seus membros, os membros em relação ao kindred e os membros uns em relação aos outros. Thew é muito fluido e orgânico, e toda decisão ou ação tomada por membros do kindred ou pelo kindred como um todo, aumenta a profundidade e a complexidade do thew de um kindred. Mesmo que um kindred não reconheça que o tem “thew” ou não o chame “thew”, o thew ainda desempenha um papel em tudo o que faz, e é vantajoso entender como ele funciona e como desenvolvê-lo ativamente.

Thew não é o mesmo que regras escritas ou estatutos. As regras e estatutos são um tanto estáticas em sua natureza e, pela sua essência, abrangem apenas um número limitado de circunstâncias específicas. Embora uma pequena parte do thew de um kindred possa ser codificada dentro dos estatutos do kindred, a grande maioria permanece como um entendimento não escrito entre os membros do kindred.

O thew se desenvolve de várias maneiras. O thew desenvolve-se para pequenas questões insignificantes e grandes questões importantes. Ele se desenvolve para questões comuns e questões interpessoais dentro do kindred. Ele se desenvolve para assuntos seculares e para questões que são mais espirituais por natureza. Desenvolve-se a partir da experiência prática e do estudo intelectual. Não há realmente nenhuma área de interação humana, tomada de decisão ou ação dentro de um kindred que não seja afetada de alguma forma pelo thew.

O thew inicial de um novo kindred

Quando um kindred está no processo de formação e ainda é muito novo, o thew desse kindred será um pouco não-desenvolvido. Quase toda nova situação ou escolha que o kindred enfrenta é algo novo para eles.

Em qual dia da semana devemos realizar a maioria dos nossos eventos? Onde nos encontramos? Que tipos de atividades fazemos como um grupo? Como decidimos? E se nós discordarmos? Quando devemos celebrar blots ou fainings? Como nos comunicamos ou tratamos alguém que vem a um evento pela primeira vez? Cada um leva um prato de comida, ou os banquetes de nosso kindred são totalmente providos pelo anfitrião? Quem fornece o hidromel para symbel? Durante Symbel, nós brindamos em turnos ao redor do círculo, ou levantamos um chifre e esperamos ser reconhecidos pelo Senhor do Salão? Quem é o senhor do salão? Quando viajamos para uma reunião, fazemos uma caravana ou viajamos para lá individualmente? Planejamos refeições em grupo para o kindred ou cada família traz a sua? Quando um problema de segurança se desenvolve quem lida com isso? Você pode continuar indefinidamente com estas perguntas. Basicamente, tudo está no ar quando um kindred é novo.

Então, muito cedo, algumas conversas importantes precisam acontecer dentro de um kindred em formação. Todos os envolvidos na formação do kindred devem estar presentes nessas conversas, e alguns entendimentos básicos precisam ser alcançados. Os parentes terão um Chefe e/ou Godhi e/ou Thyle? Quais responsabilidades cada uma dessas posições terá? Como a tomada de decisões ocorrerá dentro da família? Como os problemas relacionados ao kindred serão resolvidos? Como os problemas interpessoais serão resolvidos? Os seus parentes são mais uma tropa de guerra (warband), uma família ou uma tribo? Quão orientada para a família é o seu kindred e que tipo de eventos de kindred vocês realizam?

A partir dessas conversas e entendimentos alcançados no kindred, forma-se a primeira parte do thew de um kindred. Por exemplo, se o kindred se senta e discute um certo nível de comprometimento que eles esperam de seus membros, e todos concordam com um certo nível de comprometimento com exemplos específicos de quais ações representam esse nível de comprometimento, isso se torna thew. É um entendimento existente entre os membros, e quando um membro se desviar desse entendimento, o kindred trabalhará para corrigir o problema e trazer esse membro de volta ao thew do kindred.

Se o kindred discute longamente como eles irão tomar decisões dentro do grupo, que tipos de decisões devem ser decisões tomadas por todo o grupo, e os passos que serão tomados para alcançar essas decisões, então isso se torna thew. Quando a liderança do kindred ou um membro individual se desviar desse entendimento, o kindre trabalhará para corrigir o problema e fazer sua liderança novamente alinhada com o thew do kindred.

Mas lembre-se, o thew de seu novo kindred vai mudar e evoluir ao longo do tempo.

Resultados positivos e negativos podem afetar o thew

A Thew também desenvolve e é alterada com base em decisões e ações dentro do parentesco, e se essas decisões e ações funcionam bem ou deixam algo a desejar. Quando um determinado curso de ação é tomado pelo grupo ou por um membro do grupo, e é bem-sucedido … é mais provável que, quando confrontados com circunstâncias semelhantes, esse mesmo curso de ação seja tomado. Se o curso original da ação acabar mal… é muito provável que, quando confrontados com circunstâncias similares, um curso de ação diferente seja tomado. As decisões e ações passadas e seu nível de sucesso tendem a informar decisões e ações futuras, e isso se torna uma força motriz na evolução do thew ao longo do tempo.

Digamos que um membro do kindred fique doente e esteja de cama por uma semana, e o kindred checa este membro, trazem comida e outras necessidades, e ajuda a cuidar dos filhos do membro do kindred. Se tudo isso vai muito bem, e ajuda a construir laços mais profundos entre todos o kindred… então o thew foi estabelecido. A próxima vez que um membro da família ficar doente, é muito provável que todos os membros da família sigam este caminho e ajudem de maneira muito semelhante. Se na próxima vez que um membro da família adoecer, o kindred não ajudar esse membro do kindred da mesma forma que antes, surgirão problemas. O fato de o kindred não seguir seus próprios costumes e tradições sobre o assunto é uma violação do thew que é improvável que passe despercebido.

Se o dia depois de organizar um encontro, o kindred comentar como a reunião foi e decidir que poderiam ter feito A, B e C de forma diferente… eles farão todo o possível para garantir que durante seu próximo evento A, B e C sejam feitos de forma diferente. Desse modo, as pessoas estão constantemente se ajustando e mudando, à medida que novas circunstâncias e problemas são enfrentados, e o kindred aprende o que funciona melhor para eles.

Esta evolução do thew com base em experimentar sucessos e fracassos está constantemente em curso. Sabendo disso, quando você reconhece que apenas um momento como esse aconteceu, pode ser útil articular isso ao resto de seu kindred. Isso permitirá que o assunto seja discutido, um consenso seja alcançado e um claro e cuidadosamente considerado thew seja estabelecido.

Alterando circunstâncias para criar mudanças no thew

Um kindred em formação pode ter cinco membros, nenhum dos quais é particularmente focado nas runas. Assim, enquanto eles podem aprender e respeitar as runas, os kindreds em formação podem não ter um interesse sério em manter grupos de estudo rúnicos ou trabalhar as runas em todos os aspectos do que fazem. Mas esse mesmo kindred em formação três anos depois pode ter acrescentado cinco novos membros, três dos quais estudaram as runas pesadamente. É provável que esses três novos membros influenciem a forma como o kindred vê e usa as runas como um kindred.

Um kindred em formação pode começar com cinco membros, nenhum dos quais é casado ou tem filhos. O que se desenvolverá dentro deste kinred que se ajustará às suas circunstâncias naquele momento. Mas esse mesmo kindred em formação, três anos depois, pode ter acrescentado várias famílias com filhos a seus membros. Além disso, alguns dos membros originais podem ter se casado e/ou tido filhos. Eles naturalmente evoluirão com o passar do tempo dentro deste kindred que é mais voltado para a família e se ajusta às novas circunstâncias.

Essa evolução do thew baseada nas circunstâncias do kindred e de seus membros individuais está constantemente em andamento. Se entendermos essa necessidade de mudança e adaptação ao longo do tempo, você poderá antecipar as mudanças que serão necessárias, discuti-las entre os membros e, com muita propriedade, fazer os ajustes necessários em tempo hábil.

Uma vez que cada kindred tem membros diferentes, personalidades diferentes envolvidas, circunstâncias diferentes … o que não é apenas natural … mas também é necessário que cada kindred tenha o seu próprio conhecimento. Nem podem ou devem dois kindreds ter o mesmo thew. Reconhecendo e aceitando que todos nós iremos desenvolver nossas próprias tradições e costumes locais, nós permitimos que cada kindred e tribo desenvolvam exatamente as tradições e o que melhor funciona para eles.

Estudo, aprendizado e aplicação do conhecimento afetam o thew

A base de conhecimento de um kindred também mudará e se expandirá com o tempo. Os membros do kindred lerão mais fontes primárias, fontes secundárias, fontes contemporâneas e informações arqueológicas. O kindred provavelmente se reunirá para grupos de estudo e aprenderá coletivamente. Os membros individuais também trarão as informações que eles aprenderam em seus estudos individuais. À medida que essa nova informação e aprendizado é aplicada de maneira construtiva às práticas, costumes e tradições do kindred, ela é ainda mais alterada e avançada.

Quase todos nós fomos criados em uma cultura que é completamente influenciada e moldada pelo cristianismo. O estudo e o aprendizado contínuos são necessários em nossa tentativa de retornar a uma visão de mundo mais próxima da visão de mundo de nossos ancestrais pagãos e de nosso caminho popular nativo. Entendendo essa necessidade, os kindreds devem encorajar seus membros a ler individualmente, estudar e explorar a visão de mundo dos nossos antepassados e a desenvolver o thew como um grupo que não apenas funciona bem, mas também representa tradições e uma mentalidade que nossos ancestrais provavelmente reconheceriam e apreciariam.

Todo kindred é ligado pelo thew

Em primeiro lugar, estamos todos ligados pelo thew de nosso kindred ou tribo. Estamos todos ligados pelas tradições da nossa tribo, ou expectativas coletivas e nossos caminhos. Nosso mais novo membro, nossos membros mais seguramente definidos, e a liderança de nosso kindred estão todos ligados pelo thew. Às vezes, você ouvirá alguém se referindo aos líderes de nosso kindred como “ditadores” ou “cultos da personalidade”, ou pior. Mas um bom líder serve sua tribo. Um bom líder é o menos livre de sua tribo. Um bom líder é o mais pobre de sua tribo, tanto no tempo quanto financeiramente. Um bom líder carrega fardos para sua tribo, que ninguém mais na tribo é encarregado de levar. Quando a liderança de um kindred bom e pleno em frith viola o thew, os membros desse kindred os desafiarão e exigirão uma explicação sobre por que a liderança está agindo fora de seus costumes e thew.

A posição de um como Chieftain, Godhi, Thyle, ou outra posição de liderança dentro de um kindred não o coloca em um lugar livre do thew. Se [o faz livre de] algo, por causa de sua posição de responsabilidade, qualquer violação do thew que você pode cometer será notada e desafiada muito mais rapidamente, porque todos os olhos estão em você.

Ensinando o thew aos novos membros

Embora a QUEM que você deixe entra em seu kindred seja importante, é igualmente importante COMO você os introduz. Uma kindred existente compartilha uma certa cultura, composta de sua história, experiências, tradições, expectativas e até mesmo conhecimento. Eles trabalharam juntos, honraram seus Deuses e Ancestrais juntos, aprenderam juntos, sofreram juntos, celebraram juntos, e todas essas semelhanças deram ao kindred sua própria cultura. Essas regras não escritas, tradições e expectativas que existem entre os membros são o Thew do kindred.

Quando um novo membro está sendo trazido para o seu kindred, é importante que eles sejam informados a estar de acordo com o thew do seu kindred. Muito disso eles aprenderão simplesmente passando tempo com seus parentes e interagindo com eles frequentemente durante um período de tempo suficiente. Mas não há razão para que você não possa ativamente e propositadamente guiá-los através do aprendizado do thew de seu kindred. O Jotun’s Bane kindred tem um processo educativo e de mentoria de um ano para novos membros. Um mentor designado garante que nossos Membros Candidatos participem, aprendam e entendam como os membros da comunidade trabalham juntos. O Thyle da nossa família desempenha um papel em garantir que os novos membros aprendam algo da nossa história, experiências e temas.

A incapacidade de trazer novos membros para incorporar o thew do kindred em relação ao que lhes pertence inevitavelmente levará a problemas dentro do kindred. Enquanto as dores do crescimento ocorrerão naturalmente dentro de um kindred, com um pouco de esforço, muitas delas podem ser evitadas.

A troca recíproca de thew de tribo para tribo

Assim como as pessoas podem aprender umas com as outras, as famílias e tribos também podem. Se o Jotun’s Bane kindred participa de uma reunião regional organizada por outros membros da nossa região, temos a oportunidade de ver como eles se organizam, como eles interagem, o que eles fazem durante o Symbel e o Blot, e vários outros aspectos do thew de seu kindred. Se virmos algo que eles gostam, provavelmente levaremos essa casa conosco e tentaremos nós mesmos. Se funciona bem, ela se torna incorporada no thew de nossa família.

Essa troca de thew é recíproca. A família anfitriã do evento que assistimos, pode muito bem participar de um evento organizado pelo Jotun’s Bane Kindred. E eles podem levar ideias para casa com eles. Com reuniões aqui no Centro-Oeste regularmente frequentadas por 6 a 23 famílias, e encontros sendo realizados ao longo do ano, essa troca recíproca de ideias e assuntos é frequente e contínua.

Mark Ludwig Stinson
Jotun’s Bane Kindred
Temple of Our Heathen Gods
http://www.heathengods.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s