O Chifre de Três Pernas (Triple Horn)

Três chifres de beber entrelaçados são um importante símbolo dos nórdicos. Parece estar intimamente relacionado com o Valknut e a Triquetra e é muitas vezes referido como o “Chifre Triskelion”. Todavia, como vários símbolos, como o Valknut, o seu nome original (se o teve), e os nomes dados atualmente pouco provavelmente tem algo a ver com o nome original. O chamaremos de Chifre Triskelion por convenção.

Um triskelion (ou triskele) é um símbolo com simetria rotacional tripla (tal simetria significa que uma figura, que tem tal característica, parece igual após uma certa rotação). Traduzido do grego antigo, a palavra τρισκέλιον (triskélion) significa “três pernas”. O Chifre de Três Pernas ou Chifre Triskelion pode assim simbolizar Óðinn: para obter o hidromel da poesia (skáldskaparmjöðr) ele negociou três noites com a gigante Gunnlöð por três goles do hidromel. No entanto, com cada gole ele bebeu um chifre inteiro. Como os três chifres que ele bebeu continham todo o hidromel, Óðinn obteve tudo e fugiu na forma de uma águia.

Os nomes dos chifres eram Óðrœrir, Boðn e Són. Esses três chifres continham o hidromel desde o momento em que os anões Fjalar e Galar mataram um homem sábio chamado Kvasir criado a partir da saliva dos Æsir e Vanir. Não houve perguntas que Kvasir não pudesse responder. Os dois anões o mataram, misturaram seu sangue com mel e derramaram a bebida em Óðrœrir, Boðn e Són. Na mitologia dos nórdicos, o hidromel éa é um símbolo de sabedoria e inspiração poética. De acordo com a Edda em Prosa, quem o bebe torna-se um skald ou erudito.

snoldelev_stone_drawing

Pedra Rúnica de Snoldelev. Perceba o Chifre Triplo e a Suástica entalhadas. Foi encontrada e Snoldelev, Ramsø, Dinamarca e é datada do século IX.

O símbolo dos três chifres interligados aparece na pedra rúnica de Snoldelev (DR 248). Ao lado dos chifres tem uma interessante inscrição rúnica:

snoldelev

Transcrição:

kunualts stain sunaR
ruhalts þulaR o salhauku

Interpretação (nórdico antigo):

Gunwalds sten, sonaʀ Roalds, þulaʀ a Salhøgum.

Tradução ao português:

‘A pedra de Gunnvaldr, o filho de Hróaldr, recitador de Salhaugar’

horn_triskelion

Detalhe do Triskélion, colorido.

Esta inscrição usa uma versão prematura do Young Futhark. A runa “A” aqui tem a mesma forma que a runa “H” na variante dinamarquesa do Novo Futhark (runa-estrela). A runa “H” é do conjunto de runas do Antigo Futhark. Salhaugar provavelmente se refere à moderna Salløv, que não está longe do lugar onde a pedra foi encontrada. A tradução literal do termo nórdico antigo “Salhøgum” combina sal “salão” com hörgar “montes”, para formar “nos montes do salão”, sugerindo um lugar com uma sala onde as reuniões oficiais ocorreram.

Muito interessante é a palavra þulaR, ‘thul‘ ou ‘recitador’. É semelhante ao inglês antigo þyle, ‘orador, porta-voz’ (a palavra designou uma posição do tribunal associada à realeza escandinava e anglo-saxã). O “thul” mencionado na inscrição Snoldelev parece ser um termo digno que aponta para um líder, provavelmente um sacerdote, um chefe ou um legislador. Jan de Vries interpretou “thul” como uma pessoa que carregava consigo todo o tesouro do conhecimento mágico e mítico. Três chifres de Óðinn, o símbolo nórdico de sabedoria e inspiração, seria um sinal apropriado para esse cargo na antiga sociedade germânica.

g_268_stenkyrka_lillbjc3a4rs_iii

Pedra de Gotland G 268 encontrada em Lillbjärs, Suécia.

glossarytriplehorn

Detalhe da Pedra de Gotland, para melhor destacar o símbolo dos três chifres sobre a cabeça do cavalo e em frente à cabeça do cavaleiro.

Nos tempos modernos, o Chifre Triskelion é muitas vezes interpretado como apontando para convicções pagãs nórdicas e às vezes usado em desenhos de tatuagem com temática nórdica.

Fontes:

Horn Triskelion: Three Horns Viking Symbol

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s