Wiccatrú: ou, “Uma das coisas que a Ásatrú não é”

Por Esteban Sevilla, goði do Kindred Irminsul da Costa Rica, em espanhol.
Tradução para o português de Seaxdēor.

A Wicca Nórdica

A respeito deste tipo de Wicca não há muito o que dizer a seu favor. A Wicca é uma crença misteriosa e cerimonial. A Wicca Nórdica é uma mescla de Wicca e Ásatrú. A Wiccatrú pretende mesclar os procedimentos rito-cerimoniais tradicionais da Wicca com alguns deuses do panteão nórdico-germânico que possam ter um arquétipo que substitua o “Deus e a Deusa”, ou “A Deusa Tríplice”. Alguns desses sincretismos poderiam encaixar-se como: Deus e Deusa/Freyr e Freyja ou Deusa Tríplice/Frigg, Sif e Freyja. Está claro que nas religiões germânicas não havia uma trindade de deusas (as Nornir não são deusas nem veneráveis), além disso, as trindades pareciam ser principalmente masculinas, como o são Odin, Vili e Vé.

Um dos principais aspectos da Wicca é que é iniciática, algo que não encaixa com nenhuma vertente “heathen”. Qualquer dos ramos Odinistas ou Ásatrúar se baseiam no juramento.

A nível moral e ético, ambas as religiões entram em conflito: enquanto a Wicca é uma religião extremamente pacificista, a Ásatrú pode não sê-lo. A imagem fofinha que muitos Wiccatrú tem dos deuses nórdicos é pior que a dos hippies, é preciso considerar que muitos deuses germânicos e nórdicos (Vanir ou Aesir) recebiam sacrifícios humanos e animais, incluindo que suas imagens eram banhadas em sangue da vítima do sacrifício. Não eram deuses aos quais se adorava com um círculo e pedras de quartzo e incenso.

A Ásatrú é uma religião reconstrucionista, isto quer dizer que se baseia em feitos históricos documentáveis e evidenciáveis, para reconstruir suas práticas. Claro que isto não é algo fácil de se levar a cabo, já que requer um enorme estudo e investigação, incluindo a correção de nossas práticas com a nova evidência apresentada. Este parece ser um dos principais motivadores da existência da Wiccatrú, as pessoas que precisam seguir livros com ordens básicas sobre como praticar uma religião.

Em minha opinião pessoal, se não estão preparados para deixar a Wicca que não o façam, e se desejam praticar uma religião nórdica como a Ásatrú, então seria recomendável que comecem a pensar em estudar e ler muito, além de deixar para trás toda crença ou costume de qualquer outra senda da qual venham anteriormente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s