Ancestrais — O que eles realmente são?

Sonne Heljarskinn, em homenagem à minha querida avó.
Existem muitas formas de se enxergar os Ancestrais no paganismo nórdico. Mas creio que a maioria das pessoas fica confusa sobre o que eles são e como honrá-los de fato. Geralmente as pessoas pensam que ‘procurar a religião dos Ancestrais’ é o suficiente. Tenho a impressão de que isso é mais um começo do que um fim em si mesmo.
O culto dos Ancestrais era uma parte importante da antiga vida religiosa pré-cristã. Ele não se limita a quem tem Ancestrais germânicos, é uma prática que pode e deveria ser feita por qualquer pagão. E não só aos Ancestrais míticos, mas aos próximos mesmo, gente que você viu morrer ou morreu pouco antes de você nascer. Os Ancestrais em geral eram comumente enterrados na fazendo de uma família ou tribo. E coletivamente. Isso partia da ideia de que eles não ‘morriam’ de fato, que eles não cessavam a vida. Mas que eles passariam a viver no subterrâneo, e que suas tumbas eram ponto de contato com eles. Os mortos eram a fonte de sabedoria, e isso se repete várias vezes no corpus escrito dos germânicos. O paganismo dos antigos tinha uma porcentagem pesada do que modernamente poderíamos, de alguma forma, chamar de necromancia.
Os mortos também são fonte de fertilidade e abundância. Desenvolver relações saudáveis com eles, honrá-los, mantê-los alegres e presentes ajuda a fortalecer as ligações e a vida dos pagãos, tanto material quanto espiritualmente. Todavia, nós temos alguma resistência em enxergar aquele tio ou tia, avó, pai, mãe, que foram cristãos como alguém a se aproximar em nossa religião.
O culto dos Ancestrais não se refere a chamar os deuses de Ancestrais. Deuses são deuses, Ancestrais são Ancestrais. O culto dos Ancestrais também não tem menos importância na vida do pagão do que o culto das divindades. Como falamos enfáticamente, os Ancestrais, na vida cotidiana dos pagãos, são ainda MAIS importantes que os deuses. Uma comparação simples: quem se importa mais com você, o presidente da república ou a sua avó? A mesma lógica vale para a espiritualidade.
A relação de culto aos Ancestrais também não se desenvolve só sobre padrões individual-egoístas. É lógico que temos consciência que chegamos aqui por causa de nossos Ancestrais e nem existiríamos sem eles. Mas o culto aos Ancestrais importa porque nós também nos investimos neles. Não deve ser só uma relação de ‘retirada’ da mæġen (asatrueliberdade.com/maegen), mas também de doação de mæġen para eles. É um círculo, e esse círculo mantém a estabilidade da sua família, kindred, clã ou tribo.
O culto aos Ancestrais é mais do que pensar neles. É dar um espaço da nossa casa, do nosso pensamento a eles. É mantê-los perto. Cada um de nós possui uma ou mais ættarfylgja, e esse ser é na verdade um ou mais Ancestrais (femininos) que nos acompanham durante a vida e nos protegem. Entender a relação entre o “eu” do pagão e os diversos seres espirituais que fazem parte da sua essência (o paganismo dos antigos não tinha uma noção de espírito individual), e honrar esses laços. Deixar ofertas de bebida e comida que os agradavam, invocá-los, contar suas histórias, fazer e publicar suas genealogias. Não deixar eles se apagarem.
Honrá-los é muito mais que seguir a Ásatrú. É desenvolver os ritos próprios para eles. Você pode aprender mais sobre isso no nosso site (asatrueliberdade.com/cultoancestral)
O culto dos Ancestrais pode ser sincretizado por exemplo no dia de finados, onde podemos prestar respeito e devoção aos que vieram antes de nós. Entender que não existe uma barreira entre a vida e a morte é, assim, uma parte essencial da vida dos pagãos.
Na imagem, o monte sagrado de Helgafell na Islândia, para onde os habitantes não olhavam antes de lavar o rosto, em sinal de respeito aos Ancestrais.


apoiase2

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s