Sem lugar para racistas no Valhalla

islamistisk_framtidsvisjon1_large-kopi

Original em inglês por Bjørn Andreas Bull-Hansen.
Tradução: Sonne Heljarskinn

Recentemente, vi um post no Twitter que dizia algo como “Sem negros no Valhalla”. Embora seja fácil sentir pena de pessoas que são ignorantes o suficiente para escrever algo assim, eu também fiquei chateado. Eu sei, há idiotas e haters em todos os lugares, mas a mitologia nórdica está perto do meu coração. Dizer que Valhalla é de alguma forma reservado para pessoas com uma cor de pele específica é para mim igualmente insultante como seria para um cristão se alguém entrasse na igreja local e urinasse sobre a figura de Jesus na cruz.

Agora, não tentarei fazer com que a mitologia nórdica se encaixe em nossas morais e éticas modernas. Seria errado dizer que meus antepassados eram todos de paz e compreensão – sua ideia de diplomacia frequentemente envolvia um machado de batalha. E embora existam muitos contos de suas relações com pessoas de outras nações e até mesmo “os homens azuis” da África, você não pode realmente encontrar nenhuma evidência de que eles eram racistas, ou que eles acreditavam em qualquer tipo de supremacia racial. Isto não deve vir como uma surpresa. Seus ídolos, Odin e seus filhos, os heróis e até mesmo os vilões em seu panteão, tinham muitos negócios com personagens de outras raças. Havia muitas crianças nascidas como resultado de relacionamentos inter-raciais – alguns diriam mesmo que Odin ele mesmo era realmente um Jotun – e a raça não era exatamente um problema. Os principais deuses nórdicos não eram de uma só raça. Frey, Freya e seu pai Njord são Vanir, enquanto os filhos de Odin e a maioria de suas esposas são Aesir. E nem mesmo comece a trazer gênero e papéis de gênero para isso, porque então fica muito complicado. Freya era principalmente uma guerreira, as Valquírias também, e isso é uma razão para acreditar que, embora as guerreiras femininas fossem incomuns na era viking, elas realmente existiam. Thor uma vez apareceu transvestida (para obter o seu martelo de volta do ladrão Jotun Trym), e Loki, o que trocava de forma, uma vez tomou a forma de uma égua e ficou grávida com o potro que se tornaria o cavalo de Odin de oito patas, Sleipnir.

No título deste blogpost, declaro que não há lugar para racistas no Valhalla. Se você acredita na supremacia branca, preta (ou amarela, vermelha, rosa ou o que quer que seja), você é visto como um “niding” um idiota nada bom, e você não está apto a servir no exército de Odin. Qualquer um pode ser morto no campo de batalha, mas isso não é o mesmo que coragem. Você precisa ser capaz de entender o mundo ao seu redor e pelo que você está lutando, seja sobre esse campo de batalha manchado de sangue ou em sua vida diária. Para nos ajudar, meros mortais, e nos auxiliar a entender, é dito de Odin ter ditado o “Hávamål”, uma coleção de versos que nos ensina sobre a vida e as virtudes. Odin quer que vivamos depois. E é realmente uma lista de citações sábias sobre como ser um bom homem que cuida de sua família e amigos, o que também significa que ele vai se defender, sua família e seus amigos até à morte. Hávamål fala muito sobre como devemos nos esforçar para ser seres humanos pensativos e refletidos. Os Vikings eram pessoas inteligentes – algumas pesquisas recentes sugerem que eles realmente tinham um QI mais alto naquela época – e a estupidez era reprovada.

Então, aqui está você. Se você quiser obter essa reserva de assento em Valhalla, é melhor você ser uma pessoa que reflete. Se você acha que a raça é um problema, você não está certo e você provavelmente vai acabar em Helheim.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s