Contra a mercantilização do paganismo

14716111_652936754866497_3407624619368156359_naa.jpg

 

Compartilhamos a publicação do Colégio Platinorum se posicionando contra um suposto “curso de paganismo” ministrado presencialmente/online, mas daremos nosso próprio parecer sobre a coisa:

– A Ásatrú é uma religião ancestral. Dessa forma nos opomos veementemente a qualquer organização ou entidade que decida cobrar por uma “iniciação” nos conhecimentos, dogmatizando e engessando o processo de busca/pesquisa pessoal, transformando o Forn Siðr – traduzido livremente aqui como “caminho antigo” – em um conjunto acabado e perfeito de conhecimentos, o que ele não é.

– Existem diversas maneiras de se levantar fundos para financiar uma alternativa desse porte – posso citar aqui crowdfunding, por exemplo. Mas parece que tem gente que quer encher os bolsos mesmo, e não ajudar iniciantes.

– Essas pessoas sequer possuem conhecimento suficiente para passar adiante. Vemos muitos dogmas para todo o lado, e nenhum interesse real pela aceitação dos povos antigos como eram. Interessam mais orações cristãs paganizadas e o culto a invenções modernas como as Nove Virtudes no lugar da exposição do conhecimento que temos dos antigos pagãos.

– Se essa iniciativa dogmática e centralizadora se firmar mesmo, iremos combatê-la perenemente. Não porque estejamos com inveja. Mas se você fizesse o seu curso – vagabundo – de graça não teríamos nenhum problema com isso. Daqui a pouco vai estar cobrando dízimo pra “sustentar os custos” também. E não queremos isso em nossa religião.

Ninguém tem o direito de oferecer um “manual de como ser pagão”, ou um “diploma de pagão”. Por fim, terminamos como sempre: com um abraço aos amigos e uma lança no peito dos inimigos.

https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FAsatruML%2Fposts%2F549251425270101&width=500

Posicionamento do Platinorum:

https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fplatinorum%2Fposts%2F687061988116199&width=500

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s