Adotando uma mentalidade viking – isso é para você? (Parte I)

untitled.pngBjørn Andreas Bull-Hansen

(Tradução de Sonne Heljarskinn)

Foi apenas durante os últimos anos, com auxílio da crescente fascinação pela Era Viking, que começamos a olhar para a mentalidade Viking. Neste post, vou tentar explicar como os homens e mulheres modernos podem adotar essa mentalidade Viking. Não é para todos. Mas a leia – ela pode ser a mentalidade perfeita para você.

Por que somos fascinados pelos vikings? Eu vou te dizer o porquê: É a mentalidade deles. No entanto, essa mentalidade é muitas vezes mal compreendida e para o último milênio, o mundo olhou para os Vikings através de lentes principalmente cristãs e muçulmanas. A mentalidade Viking pagã não era popular entre os reis que conquistaram a Europa – [foi essa mentalidade] que fez as pessoas indisciplinadas, extremamente independentes e desobedientes.

Como a história é escrita pelos vitoriosos, os Vikings pagãos antigos eram geralmente retratados como vilões. Os reis cristãos que os enfrentaram e muitas vezes os mataram ou escravizaram todas as suas mulheres e crianças também são vistos como heróis. Ainda me lembro dos livros de história na escola, retratando reis vikings cruéis como os Olafs (ambos) como valentes cavaleiros enquanto aqueles que lutaram – que estavam provavelmente apenas tentando proteger suas terras, propriedade e independência – eram «os maus». Mas é a mentalidade dos «maus» que é interessante para nós. Se pudermos entender sua mentalidade, não só iremos entender por que eles instintivamente lutaram contra os reis cristãos, mas o mais importante, nós seremos capazes de adotar essa mentalidade e tornar-nos homens e mulheres melhores.

Então, eu tentei listar algumas ideias da mente Viking nações que podemos incorporar em nossas vidas modernas. Outros podem querer adicionar a esta lista, mas vamos começar com sete ideias básicas:

1, Nunca desista

Ou melhor, a ideia de que desistir é simplesmente impossível. Desistir não só não é uma opção – isso significaria que você perderia a si mesmo. Isto não é a mesma coisa que ser estúpido e nunca mudar a mente. Trata-se de lutar pelo que você acredita que é certo, seus objetivos de vida e sua família. A propósito, não se acanhe sobre isso. Seja honesto e se as pessoas perguntarem, diga-lhes que não é possível para você desistir, esta é apenas a maneira como você é.

2, Não ajoelhe-se para nenhum rei

Sua casa é seu castelo, e se ele precisa ser defendido, você é o exército dela. Você não vai respeitar a autoridade, se tal respeito é exigido. Você pode optar por fazê-lo, mas então é por opção e isto não está sendo forçado sobre você. Não me interpretem mal aqui – eu não sou um defensor da anarquia. Mas para eu aceitar a autoridade de alguém, essa autoridade deve primeiro ganhar o meu respeito, assunto para o qual eu vou voltar para em um outro momento.

3, Procure aventuras

Você não está destinado a viver a sua vida na frente de sua TV, e você não está destinado a passar os seus dias fazendo algo que você odeia fazer. Além disso, foi-lhe concedida esta vida e você deve ser grato o suficiente para fazer algo significativo, enquanto você está aqui. Para alguns, isso poderia significar viajar. Para outros, pode significar fazer uma mudança em sua comunidade local. (Ou pode significar tornar-se Viking, sobre o que eu escrevi aqui: Going Viking).

4, Procure desafios

Esta ideia é fácil de entender. E muito, muito difícil de seguir-se na vida real. Mas você deve procurar desafios. (Eu escrevi sobre isso no post do blog The Law of Highest Resistance).

5, A sabedoria é riqueza

A riqueza não é apenas material. Sim, os Vikings fizeram invasões, saques e pilhagens, embora houvesse outros na mesma época histórica que fizeram isso em uma escala muito maior. Mas precisamos entender que ser Viking era, como mencionado no post do link acima, não necessariamente motivado pela riqueza material. Na sociedade nórdica, um homem ou uma mulher sábia era ouvido e altamente considerado. Então, sempre busque o conhecimento.

6, Respeito deve ser conquistado – e isso vale para você também

Você já ouviu isso antes. O respeito deve ser conquistado. Mas isso vai nos dois sentidos, e enquanto é bastante fácil não respeitar as pessoas, se eles se comportarem mal, pode ser muito mais difícil de entender que se você se comportar como um idiota, você mesmo não merece respeito. Aprofunde-se nisso por um momento… Estou certo de que todos nós tivemos momentos que não nos orgulhamos. Mas nós seguimos em frente, aprendemos com nossos erros e tornamo-nos homens e mulheres melhores. No entanto, se alguém frequentemente se comporta mal… Bem, apenas não seja essa pessoa.

7, Viva de modo que você será lembrado de uma boa forma

Meus antepassados nórdicos pensavam que sua memória era incrivelmente importante. Na verdade, o ideal entre os guerreiros e muitos outros também, era viver de tal forma que você fosse lembrado para sempre, e em de uma boa maneira. Hoje eu vejo várias pessoas recebendo famosa por coisas estúpidas. O que é muito triste. Devemos lembrar cientistas, exploradores, professores que fizeram a diferença etc. (Não devemos lembrar popstars cuja principal característica é uma bunda grande ou um estilo de vida extravagante). Portanto, pense no que você está fazendo, e o que você está planejando fazer no futuro. As chances são de que, se você vive sua vida de modo que você será lembrado de uma boa forma, você também vai ter uma boa vida.
Então, você tem isso. Sete ideias que poderiam ser apenas o que você precisa para viver uma grande aventura e vida. Talvez você já está seguindo algumas dessas ideias. Talvez você gostaria de adicionar alguma à lista. Mas faça o que você fizer, sempre pense como um Viking.


O texto é de Bjørn Andreas Bull-Hansen. Foi traduzido para o português sob permissão do autor por Sonne Heljarskinn, e está disponível em inglês em duas partes no original, no seguinte link Parte I.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s