Ofertando aos vaettir

harrow-cover4.jpg
Sonne Heljarskinn
Esse é um assunto que vai reunir as mais diversas opiniões ao redor, e sobre o qual não há “certo” ou “errado” mas como pessoa x ou y faz.
Primeiro, você precisa entender que tudo à sua volta possui vida. A matéria, mesmo a que consideramos inanimada, como pedras ou a água, para um heathen (pagão) possui vida.

Segundo você precisa entender que você forma uma comunidade com esses espíritos à sua volta mesmo quando não os percebe.
Terceiro, você entende que é necessário manter uma boa relação com eles, para o bem da sua comunidade, família, e do equilíbrio espiritual de sua comunidade ou família.
Tendo isso em mente, o restante é simples e grossamente prático.
Você pode separar bebidas, frutas, alimentos cozidos, ou qualquer outro, e preferencialmente, algum que os animais comam. Nada de “sobras” ou alimentos podres. Se for alimento que exija cozimento, faça isso pensando na oferta, e se não, lave, trate, etc. Aplique sua vontade e boas intenções sobre o que for ofertar. Se puder, evite o que for totalmente industrializado e pelo qual você não aplicou nenhum trabalho diretamente.
Escolha um local para o ritual e entrega das ofertas. Você pode fazer isso sozinho. Recitar um chamamento, e então uma prece ou poema em homenagem aos espíritos da terra que o rodeia. Sempre com muito respeito, o mesmo que teria pelos seus ancestrais e membros da sua comunidade ou kindred.
Você pode inserir mais coisas aqui como cantos, meditação, enfim, sinta-se livre.
Leve então esse alimentos até uma raíz de árvore, ou sobre pedras, ou mesmo no chão, mas preferencialmente num local escolhido para isso, como aqui
tumblr_mtjf7f5dwr1r322k7o1_500.jpg
Despeça-se dos espíritos respeitosamente quando sentir que já cumpriu o que fora fazer.
Se você ver um cão (dependendo da onde more), pássaro, o outro animal, não importa quanto tempo depois, deixe que coma. Os antigos em geral sentiam-se satisfeitos e que suas oferenda haviam sido aceitas com esse sinal. Se não ocorrer isso, eu particularmente revolvo a terra depois de alguns dias e enterro a oferenda. Por isso é bom escolher um lugar com terra descoberta ou alimento que seja inteiramente consumido para jamais ter de descartar ou mover a oferta de lugar depois de deixada.
Lembre-se do seguinte. Nenhum espírito é bom ou mau, em sua essência, e os landvaettir são seres vivos, mesmo que impercetíveis para muitos, à sua volta. Logo, ofertas feitas com boa-vontade os agradarão, e eles tenderão a estreitar laços e faciltar a vida dos que lhes são próximos.
Boa sorte!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s