Ásatrú e Odinismo

Pessoal, esse artigo foi encontrado no grupo facebookiano “Odinismo e Ásatrú Brasil”, seu autor o L. Chaffin permitiu sua publicação no facebook, e, para facilitar a sua localização (uma vez que contém informações básicas que muitos de nós desconhecemos) o publico aqui no blog.

.10926221_10152516575241290_4886265167798710199_n (1)

 

Dependendo de quem fale, o Odinismo e o Ásatrú tem muito em comum chegando ao ponto de ser a mesma coisa com dois ou três detalhes diferentes; mas também, dependendo de quem fale, podem ser religiões paradoxais com uma mesma origem.

Tentarei falando muito (vocês me conhecem), responder as seguintes perguntas:
O Odinismo e o Ásatrú… quem veio primeiro?
De onde vieram?
Influências que cada um tem?

*De onde veio o Odinismo?

O Odinismo segundo alguns autores que puxam sardinha para seu lado, tem origem no séc. XVIII com a busca de valores nos antigos mitos germânicos (Wagner e cia.). Mas a origem dessa ideia como religião vem do século XX com a Folk Mother (década de 30).

http://en.wikipedia.org/wiki/Else_Christensen

Sim, como TUDO na década de 30, houve influência política nazista, sim isso foi purgado ao longo do tempo, sim tem gente e grupos que não purgaram isso.

O mais “importante”: o Odinismo de Else foi a base não só para grupos Odinistas até hoje, mas para grupos Asatruares ex.: (Asatru Folk Assembly, the Asatru Alliance, the Odinic Rite, Comunità Odinista,Comunidad Odinista de España-Asatru).

Então até agora temos, o Odinismo vem da década de 30, teve influencia nazista e limou isso ao longo dos anos, deu origem não só a grupos odinistas mas asatruares os quais até hoje se dividem em grupos de ambas as denominações que limaram o ranço de segregacionismo e outros não.

*De onde veio o Ásatrú?

O Ásatrú como todos bem sabem vem da Islândia, encabeçado pelo Sveinbjörn Beinteinsson, cujos primeiros trabalhos remontam a 1945. Seu trabalho resultou na formação do grupo Ásatrúarfélagið em 72 e seu reconhecimento legal em 73.

http://en.wikipedia.org/wiki/Sveinbjörn_Beinteinsson

Então até agora temos duas religiões, certo?

Ambas fruto de um espaço de tempo de 15 anos dentro do início do século XX.

Ambas serviram para originar todos os grupos que temos hoje de uma ou outra denominação.

Ambas possuem grupos que purgaram as influências do segregacionismo e grupos que não purgaram. Sim, tem nazi Odinistas e sim, tem nazi Asatru.

Existem grupos Odinistas que tem relação maior com ocultismo que com espiritualidade, existem grupos Asatruares que tem relação maior com espiritualidade que com ocultismo e vice versa, podendo também ser algo pessoal dos membros de cada grupo.

Tem Asatruares que não fazem um brinde se quer antes de fazer um brinde para Odin e os ancestrais, tem Odinistas que não fazem um brinde se quer antes de fazer um brinde para Odin e os ancestrais e vice versa.

E por fim uffa… U.U… dois últimos pontos.

Existe uma busca perpétua entre grupos e indivíduos Odinistas e Asatruares para equilibrar de forma tênue o antigo e o moderno, um equilíbrio entre reconstruir e adaptar. Com exemplo de extremos em ambos os raciocínios.

Existem Odinistas e Asatruares que seguem as 9 nobres virtudes como sendo uma código de conduta antigo (o que não é, 1970), e existem Odinistas e Asatruares que seguem as 9 nobres virtudes, sabendo que não são antigas, mas por que gostam da filosofia que ela representa.

Ainda existem Odinistas e Asatruares que deixam de lado as 9 nobres virtues e seguem sua origem (essa sim antiga), o Hávámál, onde mais que apenas virtudes, são dadas dicas virtuosas e não virtuosas segundo as andanças de Odin.

http://en.wikipedia.org/wiki/Nine_Noble_Virtues

Então… não vou dizer que existe um termo correto, ou se precisa existir mais de um para se referir a quem tem fé em nos deuses Nórdicos; apenas divido essas informações com vocês e mais uma vez me apresento a todos.

Prazer, Bölverkr Chaffin. Pode me chamar de Odinista, Ásatrú, Heathen, Pagão Nórdico… o que preferir.

{Luiz Chaffin}

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s