Escandinavos cultivavam Cânhamo

cannabis-farm-viking-age-norway

Em uma fazenda da Idade do Ferro isolada no sul da Noruega, achados arqueológicos mostram que era comum cultivar cannabis na Era Viking. A questão é como os escandinavos usaram as fibras, sementes e óleo dessa versátil planta.

Por mais de 50 anos, amostras de escavações arqueológicas na “Sosteli Iron Age Farm” foram armazenadas no Museu Nacional da Dinamarca, em Copenhague, de acordo com um artigo sobre a pesquisa no portal Forskning.no.

As análises mostram que, no período entre os anos 650 e 800 dC, ou seja, o início da Era Viking, o cânhamo era cultivado na fazenda da montanha remota.

Esta não é a primeira vez que são encontrados vestígios de cultivo tão antigo, mas Sosteli se destaca.

– Nos outros casos, só foram encontrados grãos de pólen isolados. Aqui, descobriu-se muito mais, disse o arqueólogo e conservador municipal Frans-Arne Stylegar para forskning.no.

Sosteli localiza-se muito menos centralmente que outros lugares onde achados semelhantes foram feitos, indicando que o cultivo de cannabis era comum em toda a Idade Viking.

Tecidos e Cordas

O cânhamo é a mesma planta que a cannabis (popularmente chamada de maconha) utilizada para a produção de haxixe.

A planta foi provavelmente mais utilizada para a produção de tecidos e cordas.

Anteriormente, foram feitas várias descobertas de sementes de cânhamo em Eastern Valleys, incluindo no município de Hamar que remontam aos anos 400 AD.

No navio fúnebre Oseberg foi encontrada uma pequena bolsa de couro cheia de sementes de cannabis pertencentes a uma anciã com idades entre 70 e 80 anos (possivelmente também uma Völva).

O esqueleto revela que ela tinha vários problemas de saúde – o câncer foi o que mais provavelmente causou sua morte – e não é improvável que as sementes foram utilizadas como analgésicos.

Os cientistas não afirmam explicitamente que os escandinavos usaram cannabis como uma droga, e não há fontes sobre o assunto e nem como confirmar nem negar se o fizessem, mesmo a partir de seu abundante cultivo.

{Já falamos sobre o uso do cânhamo pelos germanos continentais aqui}

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s